Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012


      O ÓSCULO SANTO E O LAVA-PÉS
            Se perguntarmos aos dirigentes das congregações o porquê não saudam com Ósculo Santo a resposta será unânime: O Ósculo Santo era uma prática da tradição Judaica.
            Então lhes perguntamos: A quem foi direcionada a doutrina da saudação com Ósculo Santo do Novo Testamento? Notem:
            Romanos 16.16: Saudai-vos uns aos outros com santo ósculoAs igrejas de Cristo vos saúdam.
            I Coríntios 16.20: Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. II Coríntios 13.12: Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. I Tessalonicenses 5.26: Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
            E, em relação ao mandado do Senhor Jesus para lavar aos pés uns aos outros, porque não praticam? A resposta também será a mesma: O lava pés fazia parte da tradição Judaica. E como está citado acima, Jesus não veio ensinar os Judeus a cumprirem a lei, mas preceituou: Um Novo Mandamento vos dou.
            Amados, o que a igreja de Cristo precisa é estar atenta quanto às ordenanças do Senhor, para que não erramos por ignorarmos as sãs doutrinas do Novo Mandamento, mas precisamos sim, de sabedoria como nos exemplificaram os nossos irmãos de Beréia, descrito em Atos 17.11 e 12, onde foi relatado: Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavraexaminando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
            Os nossos irmãos de Beréia, fizeram exatamente o que o Senhor Jesus recomendou em João 5.39, quando disse: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
            E a Palavra no livro de Atos 3.22 e 23, narra a profecia de Moisés referindo-se a Jesus, o qual afirmou: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a Ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
            E a Palavra do Senhor Jesus e a os mandamentos conforme a sua vontade, estão descritos no Novo Testamento, por isso Ele manda anunciar o Evangelho (Marcos 16.15). Então amados, é oportuno ouvir a voz do Senhor Jesus (Apocalipse 3.20), não apenas nos princípios que nos interessa, mas como disse Moises: Em tudo quando Ele vos disser para que não sejamos semelhantes às virgens loucas, as quais não prepararam o azeite para as suas lâmpadas e ficaram fora das bodas com o noivo (Mateus cap. 25).  
            É indispensável que sejamos vigilantes, guardando a Palavra para que na vinda do Senhor Jesus, para julgar os vivos e os mortos, Ele venha nos reconhecer como servos fieis e prudentes dando sustento ao tempo, porque Ele mesmo afirmou: Bem-aventurado aquele servo, que quando o Senhor vier achá-lo servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens (Mateus 24.45-51).  E aquele que não se prepara para a vinda de Cristo, a fé é vã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário